Linha de Pensadores
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Linha de Pensadores

5 participantes

Ir para baixo

Linha de Pensadores Empty Linha de Pensadores

Mensagem por Admin Ter Jul 30, 2013 6:58 pm

Um dos pensadores de extrema importância na área da educação foi Rousseau, então fica aqui meu comentário a seu respeito.
Jean Jacques Rousseau é um dos pensadores em destaque na educação, que tem suas ideias presentes nos dias atuais, e foi de extrema importância para as mudanças necessárias que deram rumo aos novos pensares da educação. Rousseau foi um dos pensadores que combateu as ideias de que a teoria e a prática educacional da criança deveriam focalizar nos interesses do adulto e da vida adulta, tonando a criança um adulto em miniatura. Rousseau chama ainda atenção para as necessidades da criança quanto ao seu desenvolvimento e educação. Através de suas ideias Rousseau diz que a educação das crianças não é apenas a transmissão do conhecimento pronto, cabo e sem modificação, que já existe na sociedade, mas é, sobretudo, a passagem por cada fase da vida que possuí características próprias de acordo com a individualidade de cada um, como: infância, adolescência, juventude e maturidade. Em seu livro Emílio ou Da Educação Rousseau explica cada fase dessas e qual a relação que a educação precisa estabelecer nelas, destacando ainda que o adulto deve respeitar os pensamentos, sentimentos e interesses das crianças e não tentar impor os seus. Segundo ele para compreender a infância, o homem precisa olhar a vida com simplicidade, e não sacrificar as crianças aos caprichos da sociedade. Rousseau através de suas ideias transformou a educação existente e a maneira como as crianças são vistas pela sociedade, o que nos deixou um grande avanço em termos de educação. Essas transformações estão claramente explícitas nos dias atuais, porém, ainda necessitamos de algumas mudanças para termos uma educação igualitária e de qualidade para todos.
- Como se caracteriza essa ideia de criança abordada por Rousseau nos dias de hoje?

Admin
Admin

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/07/2013

https://uffspedagogia.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Linha de Pensadores Empty Re: Linha de Pensadores

Mensagem por Carla Carasek Ter Jul 30, 2013 7:05 pm

As ideais de Rousseau são muito difundidas na nossa pedagogia dos dias atuais, devemos como formandos de pedagogia ter um olhar atento para a ideia de criança que Rousseau nos mostra, inclusive outros pensadores importantes fazem o uso das obras dele como base de seus próprios pensamentos, posso citar Johann Heinrich Pestalozzi, pensador suíço, que ao ler a obra Emilio de Rousseau ficou com o pensamento que a educação poderia elevar os homens. Pestalozzi nos mostra a ideia da infância como o período da vida definido para adquirirmos todos os saberes, suas ideias contribuíram muito com a nossa pedagogia atual. Para ele, a escola deveria ser uma extensão do lar a qual seria inspirada no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto a criança, condenava as punições e as recompensas, e acima de tudo sua prática sempre valorizou o educador, acreditava que somente a educação poderia contribuir para mudar as condições do povo. Se refletir podemos encontrar as ideias de Pestalozzi nas nossas escolas atuais? Acredito que sim, fica aberto esse ponto para as demais colegas que queiram contribuir com o nosso fórum.

Carla Carasek

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Linha de Pensadores Empty Re: Linha de Pensadores

Mensagem por Lilian da Silva Ter Jul 30, 2013 7:12 pm

O pensador Jean Piaget é um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, ele nasceu na Suíça em 1896. Publicou muitas obras como: * A Linguagem e o Pensamento na Criança (1923)
*O Juízo e o Raciocínio na Criança 1924). *Da lógica da criança à lógica do adolescente (1955) Suas teorias trabalham o espaço de aprendizagem como uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. Piaget defende que o professor não deve apenas ensinar, mas sim orientar seus alunos no caminho da aprendizagem autônoma, onde serão capazes de fazer coisas novas e não repedir o que já foi feito. Podemos dizer que através da nossa formação estamos preparados para orientar os alunos em um espaço de aprendizagem que os torna cidadãos criativos e críticos ?

Lilian da Silva

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Linha de Pensadores Empty Re: Linha de Pensadores

Mensagem por Gabrielle cristina Qua Jul 31, 2013 7:11 pm

Os estudos desses teóricos possibilitaram uma nova compreensão do desenvolvimento infantil, embora nem sempre sejam concordantes em todos os aspectos. Rousseau redimensionou a educação infantil, afirmando que não se deveria moldar o espírito das crianças de acordo com um modelo estabelecido, vendo na educação a expressão livre da criança no seu contato com a natureza, mostrando que ela é capaz de agir por si mesma. Condenou o uso excessivo da memória e da severidade da instrução, criticando estas duas práticas na escola da sua época. Já Pestalozzi privilegiou os aspectos psicológicos da educação, revolucionando a disciplina, baseando-a na cooperação entre os professores e alunos, e, também, impulsionou a formação de professores. A teoria psicogenética de Piaget entende que o processo de desenvolvimento ocorre em etapas, conduzindo-o a interessar-se pela educação pré-escolar, pois nela há um clima favorável de liberdade e de exploração, porque respeita a criatividade e a espontaneidade da criança, bem como um ambiente rico em desafios.

Gabrielle cristina

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Linha de Pensadores Empty Re: Linha de Pensadores

Mensagem por Vanessa Bolles Qua Jul 31, 2013 7:13 pm

Acredito que a partir dos conceitos educacionais abordados pelos teóricos já estudados até esta etapa de nossa formação, podemos ter um embasamento bastante rico, que nos mostram caminhos para uma metodologia que possa garantir o aprendizado seguro de nossos futuros alunos, de forma natural, prazerosa, onde o aprender não se torna algo massante, de meras repetições, mas sim, que desperte o senso crítico, e o interesse em aprender cada vez mais e mais. Podemos dizer que não somente o embasamento teórico tem fortalecido nossa concepção de um ideal metodológico educacional, pois penso que a interação e a troca de experiências dentre as colegas, também nos fazem refletir e repensar o que realmente queremos para nossa futura prática como docentes. Diante disso, me questiono: Será que todas as instituições de ensino (Públicas e Privadas), estão abertas a "receber" estas novas ideias, e permitir que elas sejam colocadas em prática?

Vanessa Bolles

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Linha de Pensadores Empty Re: Linha de Pensadores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos